praia-da-solidao

História

A localidade é uma antiga passagem para quem vinha da costa leste da ilha em direção ao sul (Saquinho e Naufragados). Tradicionalmente conhecida como Praia do Rio das Pacas por ser um antigo criadouro do animal, o lugar ganhou uma segunda denominação com a vinda de novos moradores nos anos 60, que considerando o lugar retirado e escondido, resolveram chamá-lo de Solidão.

A Praia

O balneário localizado no extremo sul da ilha de Santa Catarina é um dos mais belos recantos do litoral. Grandes morros cobertos de vegetação nativa inexplorada, cercam os 850 metros de praia, de areia branca e mar aberto ao horizonte.

Emoldurada por esse mar calmo, mas com ondas definidas, dois dos arquipélagos mais conhecidos ficam em frente à praia: as Ilhas Moleques do Sul e as Três Irmãs.

Próximo ao costão que separa a Solidão do Saquinho, fica o Rio das Pacas, formado pela junção de córregos que descem dos Morros da Costa de Dentro e do Trombudo e deságuam no mar. Além disso, a Solidão guarda uma surpresa: uma cachoeira no meio da mata forma piscinas naturais. A água escorre por um grande bloco de rocha arredondado e a corrente gelada proporciona um banho refrescante!